Olá !

Depois de tanto tempo sumido, mal acredito que voltei. Claro que não iria abandonar meu blog, mas minha rotina está tão corrida, -pois conciliar faculdade e trabalho é complicado- que mal tenho tempo e ás vezes, até vontade de trazer algo aqui. Minha filosofia é: Ou você faz algo bem feito, ou não faz. E falando em filosofia, estou aproveitando essa liberdade que tenho no blog para ajudar muitas pessoas a tirarem suas dúvidas e até mesmo, estou me ajudando a estudar para a prova.
Mas me diga, você sabe o que é e como surgiu a filosofia?

Filosofia significa "amigo da sabedoria" e este primeiro termo foi utilizado por Pitágoras, onde ele compara a filosofia com um jogo. Ele afirma que exisem 3 tipos de pessoas, que comparecem a campeonatos: Os que vão com interesses mercantis(comerciantes), os que vão com o interesse de competir(os atletas) e os que vão sem interesse algum apenas para observar, e estes seriam os filósofos. Eles detém mais visão de mais noção de um campeonato, do que aquele que está participando e isto é de fácil explicação. O atleta, participa atentamente dentro do jogo, onde ele tem apenas uma visão e noção particular daquilo que ele está fazendo, no caso, ele detém a prática, a experiência. O filósofo apenas observa, e conhece as causas e os princípios daquele jogo, pois ele tem uma visão universal, onde aquele que participa, não consegue perceber e nem conciliar.
Há um grande questionamento do verdadeiro origem da filosofia, acerca de seu surgimento. Há duas correntes, onde uma afirma a filosofia ser puramente ocidental, no caso, apenas grega e outra que afirma que a filosofia possui suas raízes orientais e de outros países. Chegamos a conclusão de que a filosofia é originalmente puramente grega, e apesar de alguns insistirem que ela possui características de outros países que também estavam se desenvolvendo, precisamos entender que possui características que são peculiares dos gregos.
Os primeiros relatos da filosofia surgiu fora do centro das grandes cidades gregas, devido ás necessidades de desenvolvimento do comércio que era preciso. Logo depois, se espalhou por todo o país.
Antes de surgir essa filosofia em si, os gregos, para explicarem a origem das coisas e suas causas, utilizavam os mitos. Os mitos eram narrativas onde através de histórias e assimilações, contavam a origem e as causas de tudo o que vinha a ser questionado e a princípio eram muito bem aceitos.
Quem os criavam era os poetas, onde acreditavam ser instrumentos dos deuses, e dentro de seus poemas e mitos, continham uma temporalidade passada, onde os indivíduos nem ao menos questionavam.
Chegou um certo momento, em que as especulações do homem e as indagações aumentavam cada vez mais e se tornaram mais frequentes, e os mitos perderam seu espaço por não poderem mais explicar tantas perguntas. Surge então, com Tales de Mileto, a cosmologia, que é o conhecimento da natureza.
Depois de tantos desenvolvimentos e pensadores, a filosofia passar a ter um caráter racional e sistematizado, onde ela passa a suprir os questionamentos dos indivíduos. A maior necessidade, além de responder tais indagações, era se chegar a verdade, através de métodos próprios e racionais, e isto, torna-se o principal objeto da filosofia.
Podemos dizer que os gregos transformaram o mundo que conhecemos, através da filosofia. Houve questões como as trocas comerciais(relações entre os países, conhecendo as suas culturas), o início das grandes navegações(que além de auxiliar nas relações entre as culturas dos países, fez com que os conhecesse novos lugares e assim, muitos deles que eram vistos com temor, passaram a ter outra representação), o desenvolvimento urbano nas grandes cidades, a invenção da moeda(que propiciou as trocas serem realizadas através de cálculos), a invenção do calendário(onde o controle do tempo passou a ser algo controlado e não objeto divino), a escrita alfabética(houve um crescimento na comunicação) e a invenção da política(que estimulou o crescimento das cidades e a organização social).
A filosofia passou a ser então, aplicada no dia-a-dia, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento. Ela veio a conhecer o princípio e as causas de tudo, onde o homem passou a primeiro se conhecer, para depois conhecer as demais coisas universais.
O mito e a filosofia, possuem algumas diferenças como: O mito eram narrativas que explicavam a origem das coisas em tempos passados, onde era utilizado a questão de conflitos e alianças dos deuses, usando a genealogia, e a filosofia, falava do que era real, no tempo presente, utilizava métodos racionais para explicar. Os mitos aceitavam contradições e a filosofia não.
Apesar dessas diferenças, há duas teorias que são questionadas acerca da influência dos mitos para a formação da filosofia. Alguns dizem que houve uma ruptura radical, onde foi tudo iniciado do zero e os mitos não influenciaram em absolutamente nada para a formação filosófica e outra, que afirma que os mitos contribuíram para a criação da filosofia, sendo ela evolução dos contos mitológicos.
Após essa breve explicação do que é filosofia, podemos associar com a ciência que possuímos hoje, na questão da utilização de sistemas racionais e métodos para se alcançar a verdade. Ela foi e é de fundamental importância para o desenvolvimento do nosso conhecimento.
Gostou? Em breve haverá Metafísica, de Aristóteles, não perca !
Informações baseadas no livro de Marilena Chauí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário