terça-feira, 9 de junho de 2015

Conversa a duas: Dicas e técnicas de estudo

Olá!

       Hoje decidi fazer um post um pouco diferente do que tenho trazido no blog.Há alguns meses, postei várias vezes aqui no blog, sobre as minhas aprovações e desaprovações em vestibulares.Para quem me conhece e acompanha, até hoje tive apenas uma desaprovação no vestibular, que foi quando prestei para uma universidade estadual.Eu estava ciente que era concorrido, e realmente, nos dias de hoje, preparação é tudo.Porém, consegui ingressar nesta mesma universidade pelo enem, logo depois que eu havia sido classificada em duas instituições para ingressar com bolsas integrais no meu curso pelo prouni.Mas o que me traz fazer esse post hoje, é sobre algumas formas de estudo que eu adoto, e algumas técnicas para você realmente aprender o conteúdo.
     Bem, sem muitas enrolações, ai vão algumas dicas e sermões-haha brincadeira-, para melhorar o aprendizado.

1-A primeira dica é: ESTUDE.Parece tão banal, mas é a verdade.Muitas pessoas se queixam que não conseguem aprender mas nem ao menos se esforçam para isso.Eu digo estudar além das horas que se passa na faculdade, na escola ou no cursinho.Nem que seja uma, duas horas além, mas estude.Revise o conteúdo que você estudou por dia, não deixe para a última hora ler tudo achando que vai ir bem nas provas.

        

2-Mantenha foco e atenção durante as aulas.Ás vezes pode parecer chato ou meio cansativo, mas escute com atenção o que o seu professor falar.70 % da sua aprendizagem estará neste momento, aproveite.Tudo o que ele dizer, vá fazendo anotações, resumos e duas coisas importantes: Interaja com as explicações e pergunte, não volte para casa com dúvidas, e confirme suas certezas durante a explicação.Isso ajudará muito no momento que estiver estudando.

              

3-Quando for ler os conteúdos, textos ou livros em casa, vá fazendo simples anotações, como se fossem sínteses daquilo que está estudando.Ajudará muito, pois enquanto lê e resume, seu cérebro vai absorvendo mais informações e claro, quando for estudar para provas, tendo as anotações será muito mais fácil e não precisará reler novamente aquele monte de conteúdo.

            

4-Cada pessoa tem um limite, e saiba que quando ele é ultrapassado, não adianta ler 2 milhões de vezes aquilo, que não entrará de jeito algum.Seu cérebro precisa de descanso e seu corpo também.Estudar a madrugada toda e acordar no outro dia as 11 horas da manhã.Sabe aquele cronograma?
Estudar das 8 ás 11 da manhã, das 12 ás 18 da tarde, das 19 ás 21 horas, e depois descansar.Veja se você pode adaptar-se a isso.Intervalos são importantes para você descansar um pouco e estudar horas a fio não dão bons frutos.Conheça seus limites.

             

5-Se é preciso decorar fórmulas, use aquela técnica de associar com algo, para se lembrar.Isso sempre funcionava em química e física, quando eu frequentava o ensino médio.Agora, como na faculdade por enquanto não tenho fórmulas e é mais teoria, procuro associar com coisas que possam remeter e que me façam lembrar com mais facilidade.


                    

6- Tenha um pequeno mural, onde você possa colocar coisas que lhe ajudarão nos estudos como, nome de livros, frases, resumos etc.


            

7-Utilize a internet e as redes sociais a seu favor para incrementar seu estudo.Há muitas coisas boas por trás dessas teias de relações.Investigue sites e grupos de estudos, que podem melhorar seu aprendizado.


                      

8-Esta é a mais valiosa dica: Estudar é cansativo, é chato algumas vezes, mas saiba que não se aprende nada, sem se esforçar.Procure dar o seu melhor sempre.


                    

Espero que tenham gostado das dicas de estudo <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário