sábado, 23 de agosto de 2014

Conversa a duas: Não sei o que fazer da minha vida

Olá!
      Para ser sincera, hoje entrei aqui no blog e fiquei meio sem saber o que postar de interessante.Porém, me veio a mente uma dúvida que corrói muitos estudantes do ensino médio: O que fazer da minha vida ?

      Convivo constantemente com perguntas do tipo, mas não por minha parte, mas sim, por muitos amigos que estão em dúvida do que seguir e como iniciar a construção do seu futuro.Essa é uma questão bem complicada, pois é uma responsabilidade e tanto lidar todos os dias com esse "peso", que a sociedade e a família nos impõem.Vejo tantas pessoas iniciando diversas vezes, diversos cursos para se encontrarem e por fim nada-apenas anos e anos "jogados fora" entre aspas mesmo, pois são anos que são acumulados conhecimentos, porém, são anos que poderiam estar sendo investidos em coisas construtivas e certas.
     Há quem diz que, ao se formarem, não pensarão em faculdade e em nenhuma carreira, pois para eles não será necessário, assim como existem quem já decidiu suas vidas e aqueles que mal sabem o primeiro passo.
    Posso ser direta?Isso aqui não é um tutorial de como planejar sua vida toda em alguns minutos.Claro que é difícil este momento, afinal é o futuro que está em jogo, e fora isso, o medo de fracassar, de não conseguir, a sombra da sociedade novamente aparecendo para esfregar duas palavras horríveis na sua cara: Mal sucedido.Pronto, estas duas palavras te desconsertam por completo, pois lá se vai as suas migalhas esperançosas.
    O primeiro passo de tudo, é você saber que quer ser alguém na vida, independentemente do que ira seguir, mas você já deve estar pensando em simplesmente ter um futuro, ser bem sucedido, e além de tudo, fazendo algo que gosta.
   Tire essa ideia da cabeça de que as matérias que temos no ensino médio são responsáveis pela sua escolha, mas calma ai, não são totalmente, vou explicar: Se você acha lindo direito, mas odeia ler, é um barco furado; se você acha lindo engenharia civil, mas não sabe nem resolver um sistema, será tão complicado quanto o outro exemplo.É tudo questão de proporção, essas matérias que temos, que auxiliarão na decisão, pois você optará por aquilo que tem mais facilidade e pelo o que tem mais gosto, isso te ajudará e muito.
    Saía dessa mesmice e se informe a respeito de diversas profissões, pois acredito que com as duas últimas análises, você já deva ter em mente algumas.Leia, conheça, peça ajuda a profissionais da área, a colegas, busque o máximo de conhecimento possível.Fazer isso será como descartar hipóteses em uma prova, e de uma em uma, se chegará a bons resultados.
    Antes de decidir por completo e de se inscrever na faculdade, conheça mais ainda se é aquilo que realmente quer.Aparência não é tudo, trabalhar no que gosta é ótimo, mas se não lhe der rentabilidade pafft!Outro barco furado.
   Tem alguma outra dúvida ou curiosidade, faça os testes vocacionais.Muitos deles podem contribuir com muito na hora da sua decisão.
Espero que eu tenha ajudado

Nenhum comentário:

Postar um comentário