terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Por que meu humor mudou depois que ingressei na Universidade?

Olá!

                              
Imagem retirada do site www.ormnews.com.br 

     Há poucos dias me deparei com algumas situações nas quais me deixaram pensativa e fomentaram meu ímpeto crítico. O estopim para eu decidir fazer esse texto, foi quando percebi que meu humor mudou depois que ingressei na universidade, e olha que não fui eu que havia notado, mas minha própria mãe. Quando chegamos em uma determinada idade, é certo que nossos hormônios estão de lá pra cá, pois junto com os anos vem mais responsabilidades, mais problemas e consequentemente mais mudanças constantes de humor. Isso não é nenhuma novidade, mas já parou para pensar como mudamos quando nos inserimos em um ambiente diferente, vendo coisas diferentes, pessoas diferentes, adquirindo habilidades, medos, dificuldades e experiências diferentes?
     Que a universidade é uma fábrica de mudanças, isso já sabemos, mas por que o que era para ser o momento mais importante de nossas vidas, acaba sendo o mais estressante, doloroso e cheio de responsabilidades? Uma pergunta difícil de responder. O fato de você lidar com uma parte nova de sua vida que se inicia, é muito complicado, quando mesmo com apoio dentro de casa, você não consegue se estabilizar emocionalmente e dar conta de tudo nos primeiros meses, mas acalme-se que tudo dará certo. As pessoas criam uma ideia distorcida de que por estarmos na universidade, estamos aptos para resolver todos os problemas do mundo, e isso gera uma carga enorme de responsabilidades em nossas costas, juntamente com o nosso maior medo de fracassar em todas elas.
     O nível de exigência na universidade é maior, por parte de sua família também e por sua parte mais ainda, uma vez que ela decidirá seu futuro. Você entra cheia de anseios e expectativas, mas ao longo dos anos percebe que talvez não era tudo o que você esperava, ou era muito além do que você imaginava, o que pode gerar um sentimento de desconforto, frustração ou de felicidade.
     Você lida com diversas situações que geram ódio, raiva, dor que não são nada agradáveis. Em um momento você sorri de forma descompassada e no outro, você desconta sua raiva em qualquer um que se meta em sua frente e isso meu caro, é um sério problema. Irritabilidade, mudanças constante de humor, dores de cabeça, estresse a ansiedade, são seus companheiros diários, no qual você decidi se eles permanecerão por mais tempo contigo ou não.
     Você deseja fugir daquilo tudo, mas percebe que é inútil, pois você está unido por um cordão umbilical que se chama responsabilidade e ela irá te permear por onde você for. Você procura fazer tudo certo mas em algum momento isso irá desmoronar e você ficará sem chão temporariamente, e nesse meio tempo, você decide se irá continuar se protegendo das pedras que lhe jogam ou se você irá recolher uma a uma e construir um castelo. São esses momentos que irão decidir e construir seu eu futuro, pode ter certeza.
     E quanto as mudanças de humor que nós temos, o que fazer? Boa pergunta, não faça nada. Pois não há nada a fazer a não ser levar as coisas da melhor forma possível. Para amenizar talvez? Se divirta, durma bem, se alimente bem, faça aquilo que gosta e o que não gosta, e faça sempre o melhor que puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário