domingo, 24 de janeiro de 2016

Vivemos uma elitização dentro das universidades públicas?

Olá !
imagem retirada do site www.ebc.com.br


    Não vou problematizar, não vou problematizar, não vou....Mas acho que ! Vamos começar bem 2016 problematizando, pois a mudança só ocorre se ocorrer primeiramente dentro da cabeça de cada um. O que venho expor hoje, não é nada científico, vou considerar que sim, é um pouco de senso comum, misturado com uma visão sociológica e até filosófica. O ponto que pretendo tocar, é acerca de como as Universidades Públicas de todo o país, têm se tornado um espaço da camada de elite da sociedade. Não quero mimimi, pois eu faço parte dessa realidade social, desde que ingressei em universidade pública com as políticas de cotas. Não defendo essa política apenas porquê eu as utilizei para o ingresso, mas por uma visão bem profunda de toda a nossa realidade educacional e social. Sabe por que o pessoal se incomoda com essas políticas? Pois a presença de pessoas de classe baixa dentro das universidades incomoda muito quem não as utiliza. E o mesmo vale para prouni e para o fies. A elite se sente tão incomodada de ver alguns tendo as mesmas oportunidades que eles, que acabam repudiando todo e qualquer tipo de projeto que o governo cria para inserir as pessoas mais pobres nas melhores universidades do país.
     O nosso sistema educacional público é falido, há professores bons que estão desmotivados pela desvalorização, e há professores ruins, pessimamente preparados e sem didática alguma. Nossa grade curricular é horrenda, e esse meio de "socar goela a baixo todo o conteúdo " é inacreditável. Os métodos de avaliação são frustrantes, além da forma como o próprio sistema educacional oprimi os próprios alunos, os enquadrando em padrões. É como você querer colocar uma melancia inteira dentro de um pote quadrado! Você precisa ser bom nisso, ser bom naquilo, e no fim, você pode acabar se frustrando. Existem alunos bons, que são as esperança de muitos professores e existem alunos péssimos, que os desmotivam mais e jogos o próprio meio que estamos inseridos dentro de uma lata de lixo. O ensino fundamental e médio público deixam muito à desejar. Nunca fui aquela aluna bagunceira, de enlouquecer professores a ponto de desistirem de mim, pelo contrário, sempre me dediquei, sempre respeitei meus mestres e sempre mantive meu foco firme, e mesmo assim tive uma experiência frustrante por quase não conseguir entrar em uma universidade pública pelo curso que eu tanto quis.
     A realidade é que uma pessoa que ganha um salário mínimo e meio, não consegue pagar a mensalidade de uma universidade e nem mesmo todas as despesas. Pois sonha aquele que acha que na faculdade só há despesa com o boleto mensal a ser pago, pois há transporte, há xérox, há livros, há diversos materiais e outros tantos gastos. Mas você, que frequentou as melhores escolas particulares de sua cidade, onde só precisava estudar e estudar, sem nenhum outro tipo de responsabilidade, acha desnecessárias as cotas, certo? Você, que frequentou os cursinhos mais caros da cidade, do Estado ou do país, que viajou até as capitais para poder ter acesso aos melhores professores possíveis, acha desnecessário haver cotas, certo? Você, que é batalhador, merecedor, só estuda, pois seus pais bancam tudo, são verdadeiros vitoriosos por ingressarem nas universidades públicas ? Você que acha que não precisam existir cotas, fies, prouni ou sorteio de bolsas, certamente é aquele que não estudou em escolas com precárias condições estruturais e infra-estruturais, aquele que não presenciava seus professores desmotivados quase abandonando a turma, onde nem carteiras decentes haviam nas salas, certo?
     Hoje em dia, quantos alunos ingressantes em universidades públicas são de classe baixa ou média? Quantos são os que não frequentam cursinhos por não possuírem condições de pagar e estudam e se dedicam em casa, muitas vezes precisando ter que trabalhar e tantas outras responsabilidades? Quantos são aqueles que estudaram a vida toda em escola pública, reconhecendo tudo o que descrevi acima, pois os pais nunca puderem pagar mensalidades exorbitantes? Quantas pessoas ainda vão negar que infelizmente vivenciamos um sério problema de elitização das universidades públicas e que não precisamos de cotas?

Reflitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário